Conheça a História da AMA Itajaí

Nossa História

Saiba como tudo começou...

Nossa história começa no dia 23 de março de 2017, quando um grupo de pais e mães de crianças e adolescentes com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) reuniram-se para, juntos, construir um futuro que amparasse seus filhos e filhas e proporcionasse a eles maior independência. O objetivo em comum era proporcionar atendimento terapêutico e atividades que possibilitassem a integração dos autistas à sociedade, sendo assim, fundaram a Associação de Pais e Amigos do Autista de Itajaí — AMA Itajaí.

As primeiras reuniões ocorreram na garagem da residência de Isabel Cristina Reinert, uma das associadas fundadoras, que na assembleia de constituição da entidade foi eleita a primeira presidente da entidade.

No início de 2018, a organização passou a ser sediada em uma sala comercial emprestada pelo empresário, pai atípico e associado, Márcio Aurélio Cunha, localizada na Rua José Pereira Liberato no bairro São João, onde mães voluntárias orientavam a população e atuavam na gestão de ações e projetos.

No espaço passou-se a organizar os trâmites para a AMA poder estabelecer sua missão, visão e valores, bem como cumprir as exigências municipais para buscar recursos para os atendimentos terapêuticos e orientação familiar.

Após o período de um ano, com a grande demanda de famílias se associando e buscando acolhimento e a falta de espaço para realizar atividades terapêuticas, a AMA precisou buscar uma estrutura maior para instalar sua sede. Então, em maio de 2019 a AMA mudou-se para a Rua Guilherme Albani no bairro Dom Bosco. Neste mesmo ano, após uma solicitação da comunidade, a Prefeitura Municipal de Itajaí fez a doação de um terreno com medidas de 1.907 m², no bairro Cidade Nova, para a construção de uma sede própria, a qual estamos fazendo todos os esforços e parcerias para a construção de nossa sede própria.

A Associação de Pais e Amigos do Autista de Itajaí — AMA Itajaí é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que presta serviço à comunidade gratuitamente. Atua proativamente, com a realização de eventos, ações e atividades de conscientização sobre autismo, acolhimento das famílias e troca de experiências.

Atualmente, a AMA Itajaí está localizada na Rua Herculano Corrêa, 101, no bairro Centro, conta com mais de 1700 associados e atende crianças e adolescentes pelo serviço terapêutico com psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional e também pelo projeto educacional através de convênio com a Fundação Catarinense de Educação Especial com professor, pedagogo, psicopedagogo e educador físico, além do Proep - Programa de Educação Profissional. Desenvolve diversas atividades com projetos parceiros como musicalização, equoterapia, natação e artes, atua no cadastramento para confecção da carteirinha municipal e estadual do autista, da credencial de estacionamento municipal e busca constantemente parcerias para melhorar a qualidade de vida de nossos autistas e suas famílias.

Transparência

Prezamos pela transparência na prestação de contas aos associados, doadores e parceiros

Baseados nos princípios da transparência e da legalidade atuamos com respeito aos nossos associados, doadores e parceiros disponibilizando nossos demonstrativos financeiros com objetivo de mantê-los informados de nossas conquistas, assim como de nossas dificuldades. As informações são atualizadas constantemente.

Nossa Gestão

Diretoria

23/03/2023 - 23/03/2025

Anderson Roberto da Silva

Presidente

Jualine Cristiane de Oliveira Moura

Vice-Presidente

Ana Paula Cavasini Leite

Primeira Secretária

Andressa Carvalho

Segunda Secretária

Daniela Cristina Rosa da Silva

Primeira Tesoureira

Marcos dos Santos Cheng

Segundo Tesoureiro

Aline Ricardo Seubert

Diretora Pedagógica

Jaslandia Tamarada da Silva Almeida

Vice-Diretora Pedagógica

Sabrina Schumacker Zanca

Diretora Social e de Eventos

Sylvia Mancini Choer

Vice-Diretora Social e de Eventos

Conselho

23/03/2023 - 23/03/2025

Rivaldo Silva Chacon

Membro Efetivo

Felipe dos Santos Rebello

Membro Efetivo

Wilson Roberto de Lima Gazzaneo

Membro Efetivo

Tiago Rodrigo Duarte

Membro Suplente

Zélia Aparecida de Freitas da Silva

Membro Suplente

Stefani Mendes Brasil

Membro Suplente

Equipe Técnica

Conheça os profissionais que atuam na AMA Itajaí

Letícia Bretzke Westphal

Coordenadora Técnica

Letícia Ferreira

Coordenadora Terapêutica

Maria Cristina de Brito

Assistente Social

Cleiton

Psicólogo

Fernanda

Fonoaudióloga

Mougli

Fonoaudiólogo

Jocardi

Terapeuta Ocupacional

Adriana

Terapeuta Ocupacional

Marlon

Assistente Terapêutico

Arnold

Assistente Terapêutico

Vanessa

Psicopedagoga

Andréa

Psicopedagoga

Daiana

Psicopedagoga

Leila

Psicopedagoga

Alexandra

Pedagoga

Carolina

Pedagoga

Daiana

Pedagoga

Jocasta

Pedagoga

Roger

Pedagogo

Karina

Psicóloga

Juciane

Educadora Física

Sidney

Educador Físico

Isadora

Secretária

Bruna

Secretária

Andrea

Assistente Administrativo

Adriana Reis da Silva Lamim

Assistente Administrativo

Queila Fabiana Moreira

Assistente Administrativo

Mayara

Assistente Administrativo

Silvana

Assistente Administrativo

Cícera

Serviços Gerais

Maria Aparecida

Serviços Gerais

Sarah Agatha

Psicóloga

Seja um Apoiador

Sua doação é a garantia de um futuro mais inclusivo e de vida independente para a pessoa com autismo.

Seja um Amigo da AMA

Amigo (a)

Seja um Parceiro da AMA

Parceiro (a)

Seja um Padrinho da AMA

Padrinho (Ma)

Projetos e Programas

Saiba mais sobre os programas e projetos desenvolvidos pela AMA

Serviço Terapêutico Multidisciplinar Especializado

Em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e com verba do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), a AMA Itajaí oferece o Serviço Terapêutico Multidisciplinar Especializado. São atendimentos de fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.

O programa teve início no ano de 2019 com o atendimento de 50 crianças e adolescentes com idade entre zero e 17 anos 11 meses e 29 dias e em 2023 chegamos ao número de 150 atendidos.

Programa de Assistência Social

A AMA Itajaí presta serviço de proteção social básica, desenvolvendo ações que garantam a defesa e a garantia dos direitos sociais de seus associados. Neste sentido, a AMA conta com os serviços de um profissional Assistente social que atua na área da assistência social e realiza atendimentos aos autistas e suas famílias quanto a viabilização dos direitos referentes à saúde, assistência social e previdência social, além dos encaminhamentos a rede socioassistencial e ao acesso a benefícios sociais.

Encaminhamento para Natação

O Projeto Nadar, desenvolvido no município de Itajaí, oferece vagas para crianças e adolescentes com deficiência, sendo que a AMA Itajaí é uma das instituições beneficiadas. Os encaminhamentos e a organização do quadro de horários para as vagas ofertadas pelo projeto são feitos pela AMA. Desde o início da pandemia do Covid19 o Projeto Nadar não retomou as atividades para PCD.

Musicalização

Em parceria com o Projeto Arte nos Bairros, a AMA Itajaí oferece oficinas artísticas de musicalização, nos gêneros percussão e flauta doce. As atividades são realizadas na sede da AMA, em uma sala adequada especialmente para este serviço. Com a pandemia do Covid19 as oficinas têm ocorrido de forma online. Os encaminhamentos para as vagas ofertadas são feitos pela AMA.

Serviços

A AMA Itajaí também presta alguns serviços que beneficiam a pessoa com autismo como: a confecção da carteirinha municipal do autista e o cartão de estacionamento. A carteirinha é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e o cartão de estacionamento, que dá direito a estacionamento preferencial e gratuito na cidade de Itajaí, é uma parceria com a Coordenadoria Municipal de Trânsito (Codetran).

Encaminhamento para Equoterapia

A AMA Itajaí tem parceria com a ONG Adequo - Organização não Governamental especializada em equoterapia - para encaminhamento de seus associados para prática de equoterapia. Os encaminhamentos para as vagas ofertadas pela entidade parceira são feitos pela AMA e o controle da fila de espera para os atendimentos é feito pela ONG.